quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DESTAQUES DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

-Ênfase que Educação é processo;
-Ênfase na importância da observação (ações das crianças, de adultos, da horta...)
-Incentivo à Construção da autonomia das crianças;
-Incentivo à Construção coletiva (crianças e adultos);
-Desenvolvimento de ações práticas que permitam a interação de todos os segmentos;
-O desenvolvimento da horta como instrumento para aprimoração dos registros;
-Aproximação teorias e práticas

Dentre outras ações, a Horta na relação Escola e comunidade

No primeiro semestre realizamos, no refeitório da escola, com a participação das agentes escolares e professoras, uma oficina de "Aproveitamento de Alimentos" com as mães. Na ocasião
foram distribuídas receitas e realizada a degustação de algumas receitas como: docinho de cenoura, bolinho de arroz/feijão e carne moída, bolo de casca de laranja, farofa de banana, etc.

O ataque das formigas e as sugestões dos pais

Em maio, a horta montada no terreno da escola foi visitada por muitas formigas. As crianças fizeram pesquisas com os pais, avós, tios sobre qual a melhor forma de combatê-las. Como resultado, tivemos muitas respostas interessantes como: colocar gergilim no caminho delas, plantar ervas aromáticas, utilizar pó de café usado, "colocar veneno dentro do formigueiro", etc. Após discussão com as crianças, optamos pelas soluções ecologicamente viáveis.

Hortinha para as mães

De março a maio as crianças construíram e cuidaram da manutenção das hortinhas de temperos preparadas em garrafas pet, que posteriormente foram oferecidas para as mães

EDUCADORAS PARTICIPAM DE CURSOS DE FORMAÇÃO

No início do segundo semestre de 2009, professoras e funcionárias iniciam participação em cursos de formação co-relacionados com o Projeto Pedagógico
Entre os meses de agosto, setembro e outubro, professoras, quadro de apoio e equipe técnica participam de oficinas e cursos sobre alimentação, saúde e meio ambiente:
-Curso/oficina - *horta orgânica, *jardinagem, *compostagem, *ervas aromáticas em jardineiras, *as árvores a cidade ... e você, promovidos pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA)
-Curso/oficinas "Da Horta à mesa"-aproveitamento de alimentos, -segurança alimentar, -obesidade, -diabetes, promovidos pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP)
-Curso/oficina - Desperdício zero , mesa dez - Aproveitamento de alimentos, -horta orgânica, -plantas medicinais, meio ambinete.

Vendo e Aprendendo

Em junho, crianças e adultos da EMEI visitam a Horta do SESC Itaquera. Em meio às diversões oferecidas pelo amplo espaço do SESC, muitas atividades de educação ambiental. A HORTA no lazer e aprendizagem.

Crianças e educadores da EMEI visitam a horta do SESC Itaquera

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

horta nova mês de setembro











COMO CONFECCIONAR HORTINHA COM GARAFA PET

Confecção de mini-hortinhas com garrafas pets
Imagine uma horta, onde terá a oportunidade de cultivar vitaminas, sais minerais e fibras em casa tão indispensável ao organismo. A idéia esta ai, feito de maneira ecologicamente correta.
As garrafas pet demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza. Um outro destino pode ser a reutilização para servir de suporte no cultivo de hortas em pequenos espaços. Os temperos são muito fáceis de cultivar e crescem rapidamente, por exemplo: cebolinha, pimenta, geranium, menta, salsa, tomilho, hortelã, alface, coentro etc.
Pressas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais com terra boa, e luminosidade, dessa maneira, você terá seus temperos favoritos, que além de proporcionar aquele sabor todo especial aos seus pratos, ainda decora o ambiente...
· Corte as garrafas com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra. A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.
Prepare a terra. Misture três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro como o de galinha. Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue.
Evite a água. Coloque areia na terceira garrafa, que funcionará como prato. Assim, você impede que surjam na água focos de mosquito da dengue.
Pendure a horta
Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suportes, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita às crianças ver as plantas.
Garrafas PET
O plástico das PETs é feito de poliéster (derivado de petróleo) e demora até 100 anos para se decompor . São produzidas atualmente, por mês, 370 Toneladas no Brasil, das quais apenas 50% vão para reciclagem (o restante vai parar nos córregos e rios e nos lixões), ocupando 20% do volume dos lixões atualmente.
Felizmente já existe uma tímida iniciativa para conscientização da sociedade, no sentido de separar os resíduos domésticos. Em cada Estado, no Brasil, existem cooperativas de catadores que já começam a perceber que a PET pode gerar renda e, com isso, esperamos que o volume de garrafas plásticas descartadas nos lixões diminua substancialmente, assim como ocorreu com as latinhas de alumínio.

horta em garrafas pet